Cinema dos Quilombos

O projeto Cinema dos Quilombos dedica-se a incentivar e difundir o cinema realizado nos territórios quilombolas.

Nosso trabalho é realizar oficinas audiovisuais em comunidades quilombolas, promover um contínuo levantamento das obras existentes e organizar mostras com os filmes feitos por quilombolas e não-quilombolas aliados. (Foto: Iakima Delamare)

Quilombo dos Marques (MG) / Foto: Iakima Delamare

Mostras

De sessões itinerantes nos territórios aos cinemas nas cidades, os filmes quilombolas circulam. Durante a pandemia seguimos online.

Quilombo dos Marques (MG) / Foto: Iakima Delamare

Oficinas

Assista aos filmes que foram produzidos em oficinas realizadas em quilombos.

Quilombo dos Marques (MG) / Foto: Iakima Delamare

Chamado para filmes

A partir de um chamado aberto ininterruptamente recebemos filmes que alimentam as mostras. Envie sua obra!


O cinema feito nos quilombos é de extrema importância para as comunidades e para o mundo também. As comunidades quilombolas são invisíveis para a maior parte da sociedade e do poder público. Vivem em luta constante para ter acesso aos seus direitos. Com o cinema é possível mostrar à sociedade nossa realidade, principalmente no contexto em que vivemos desde 2019, de aumento da discriminação e perda de direitos, pois temos um governo que não apoia as comunidades tradicionais de maneira geral. Temos um presidente da fundação Palmares cuja atuação é oposta ao que pregam os quilombos. Então, o cinema feito nos quilombos torna-se ainda mais fundamental. É preciso aproveitar os avanços tecnológicos que hoje estão disponíveis nos quilombos, como internet e celulares e produzir audiovisual, mesmo que não seja feito com os equipamentos mais avançados. Assim, as pessoas veem que as comunidades quilombolas existem e resistem.

Edson Quilombola – Quilombo dos Marques / Carlos Chagas-MG – jun/2021


%d blogueiros gostam disto: