Convocatória de Filmes

Sejam bem vindxs ao Chamado do Cinema dos Quilombos! Para se inscrever preencha o formulário abaixo.

Nosso objetivo principal é fazer uma pesquisa/levantamento, mais completa possível, de filmes feitos nos Quilombos do Brasil. A partir deste primeiro passo, pretendemos desenvolver diversas atividades, como mostras, banco de dados online com as obras e pensar formas para que esses filmes possam circular por diversos quilombos do país.

A iniciativa pretende ampliar a visibilidade da pauta quilombola e dos processos de resistência dessas comunidades num cenário de tamanho ataque aos seus direitos constitucionais. Podem ser inscritos filmes realizados por diretorxs/realizadorxs quilombolas, filmes realizados por diretorxs/realizadorxs negrxs em território quilombola e filmes quilombolas realizados em parcerias com diretorxs/realizadorxs não negros comprometidos com a luta antirracista.

Esperamos que esse levantamento amplo da produção de cinema nos Quilombos assente as reflexões sobre as vivências e resistências dessas comunidades, que juntamente com os povos originários indígenas comportam as manifestações profundas do que chamamos de povo brasileiro.

“Quilombo é uma história. Essa palavra tem uma história. Também tem uma tipologia de acordo com a região e de acordo com a época, o tempo. Sua relação com o seu território. É importante ver que, hoje, o quilombo traz pra gente não mais o território geográfico, mas o território a nível (sic) de uma simbologia. Nós somos homens. Nós temos direitos ao território, à terra. Várias e várias e várias partes da minha história contam que eu tenho o direito ao espaço que ocupo na nação. (…) A Terra é o meu quilombo. Meu espaço é meu quilombo. Onde eu estou, eu estou. Quando eu estou, eu sou.”

Beatriz Nascimento, 1989

Quem pode se inscrever?

Realizadorxs quilombolas, negrxs e brancxs que realizaram filmes em território quilombolas (certificados ou não) ou que abordem a temático do Quilombo em alguma comunidade. Quilombos são territórios negros autônomos de afirmação étnica e identitária e podem ocorrem tanto nos campos quanto nas grandes cidades. O objetivo da mostra é alcançar a diversidade dos Quilombos no Brasil incorporando filmes que indiquem perspectivas quilombola sobre o mundo. Aceitamos obras de qualquer duração, formato, gênero e ano de produção.

Não conseguiu fazer sua inscrição?

Caso tenha alguma dificuldade ou problema para realizar sua inscrição entre em contato.

%d blogueiros gostam disto: